Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

HARMONIZAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DE PESSOAS EM EQUIPES

Plantas, sala de convivência, espaço para lanchinho no meio da tarde e ainda muita inovação no ambiente de trabalho.

Qual é o problema que essa empresa provavelmente tem? O de ter tudo isso, e muito mais, em seu escritório, e as pessoas que lá trabalham não quererem lá estar.

ENTENDA
É totalmente possível colocar num vaso BONITO 10 flores bonitas para termos um arranjo bonito de flores bonitas. Porém essa métrica não funciona com pessoas.

A empresa pode atrair e selecionar 10 pessoas talentosas e felizes e coloca-las para trabalhar num escritório todo lindo. Porém, e ai vem a diferença, se as pessoas, com suas singularidades, desejos, apetites e inclinações, não forem harmonizadas entre si, elas, movidas pela natureza que é a nossa, competirão entre si, entristecerão, estressarão e, consequentemente, não formarão uma equipe talentosa, feliz e produtiva, a despeito do ambiente lindo e maravilhoso.

QUERER ESTAR
A ausência do “querer estar” é diagnosticado pelo seu contrário, pelo contraste do não querer ir, identificável por dois momentos já muito conhecidos de todos:
1- o momento conhecido como angustiar ao “ouvir a música do Fantástico(não querer ir para perto);
2- o momento conhecido como alegrar-se indo para o Happy Hour(querer ir pra longe).

A LÓGICA
Se quero estar no grupo, porque sinto que ele me nutre e alegra, então me sinto livre para querer trabalhar em grupo. Se eu quero estar no grupo, qualquer obstáculo transforma-se em uma mera etapa a ser superada.

Em contrapartida, se meu desejo é estar longe do grupo, porque me sinto que me intoxica, me estressa, que baixa minhas energias, qualquer contratempo transforma-se em objeção, irritação, tristeza.

UM EXEMPLO PARA ILUSTRAR
Se quero estar no grupo, eu tenho boa vontade e assim, qualquer feedback que receba, eu depuro a mensagem em busca de encontrar a parte positiva, a parte construtiva, desprezando, ignorando, desconsiderando todos os ruídos contidos na mensagem.

Por outro lado, se eu quero estar longe do grupo, até um feedback “sanduíche”, todo montado na técnica mais apurada, eu vou encontrar um jeito de desqualifica-lo, podendo até rotula-lo de assédio moral.

Se dermos um passo atrás, poderemos desenvolver na cultura organizacional da empresa a filosofia que rege o prazer das pessoas em estarem numa equipe. Seria como o estágio anterior, um preparo, a potencialização para o ato de trabalhar em grupo e não simplesmente num grupo.
———-
Se o lúdico e o criativo atraem você, permita conhecer o método Palestra em Roda. É um Storytelling Musicado, que é a forma que desenvolvi para contar histórias usando as danças circulares transformadas em dinâmicas de grupo, para transmitir minhas mensagens de forma inesquecível.
Hoje no menu: LIDERANÇA MÁXIMA – a liderança positiva

Fale direto comigo, via Whatsapp e sem qualquer compromisso, e eu lhe explico tudo tim tim por tim tim. 41 9.9973-9004 ‪www.PalestraEmRoda.com.br‬

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel