Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

Palestra em Roda

Olá! Que bom que você veio buscar informações aqui. Pode entrar. Fique à vontade.

O que você quer para o seu evento?

  • Que surpreenda e encante os participantes?
  • Que ninguém esqueça o que aprendeu?
  • Que todo mundo participe verdadeiramente do começo ao fim?
  • Que seja alegre, dinâmico e mesmo assim transmita ideias e conceitos?
  • Que seja vivencial?
  • Que o custo operacional e executivo do evento sejam baixos em relação aos benefícios alcançados?

Eu tenho o que você precisa:

Palestra em Roda, uma forma lúdica de ensinar coisas sérias.

O que é o Palestra em Roda?

A palavra método vem do grego, methodos, que significa um caminho que permite chegar a um fim. Tem-se, por conseguinte, que Palestra em Roda é um caminho para construir e aplicar palestras e treinamentos.

Palestra em Roda é um método humanista de criar e entregar cursos, palestras e treinamentos corporativos, ou seja, eventos educacionais simples, orgânicos, naturais, fisiológicos, criativos, lúdicos e ainda por cima de baixo custo operacional e executivo.

Palestra em Roda não é uma panaceia e tampouco tem a pretensão de tornar obsoleto ou substituir os demais métodos de ensino. É uma opção para você que busca novidades, mas que evidentemente possui características que o distingue.

É palestra porque a transmissão de ideias e conceitos é feita respeitando-se o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). Dei preferência a está técnica educacional, pois dentre as mais utilizadas é considerada a que possibilita maior compreensão, maior estimulação do pensamento crítico e investigativo.

É “em Roda” porque é assim, que o grupo de posiciona no espaço destinado ao evento educacional durante a aplicação das dinâmicas de grupo, seja num palco para grandes grupos ou em sala de aula e ao ar livre para grupos menores.

Como funciona o método palestra em roda?

O fundamento básico do método Palestra em Roda de criar e entregar treinamentos envolve pegar as poderosas Danças Circulares – não como um produto final e acabado, mas como ingrediente protagonista – e construir dinâmicas de grupo complexas, produtivas e principalmente, inéditas.

E é possível ensinar adultos usando Dinâmicas de Grupo produzidas com as Danças Circulares, em treinamentos corporativos? Sim, é plenamente possível e meus resultados comprovam o que afirmo.

As atitudes para realizar as dinâmicas produzidas com as danças circulares são idênticas aos que as pessoas precisam realizar nas empresas: planejamento, processos, atenção aos clientes, motivação, espírito de equipe, liderança, rapidez nas decisões, desempenho, criatividade, determinação dentre muitas outras.

Com a minha facilitação os participantes são estimulados a vivenciar estes comportamentos durante as dinâmicas. Não é preciso nenhuma experiência com a dança, nem saber dançar. Dançar não é, nem de longe, um objetivo. O desafio é confrontar-se com a dinâmica que, ter que dançar em roda, produz. Essa situação proporciona reações, sensações e objeções suficientes e necessárias para desencadear aprendizados profundos e de longa duração.

Desta forma os participantes observam e analisam as suas reações, fazem analogias, reflexões, discutem o que foi presenciado ou vivenciado e percebem como os seus comportamentos facilitam ou dificultam viver e conviver em harmonia e seus resultados pessoais e profissionais.

As dinâmicas de grupo criadas com as Danças Circulares produzem estímulos inusitados, surpreendentes, inesperados e muitas vezes percebidos como não agradáveis, que provocam o grupo a reagir, o que me permite estudar a dinâmica do grupo e propor os ajustes necessários.

As dinâmicas equivalem-se a simuladores seguros e saudáveis das condições de trabalho cotidianos. (Tipo de situações que acontecem nas empresas inseridas num mundo veloz, incerto, complexo e ambíguo atual)

As dinâmicas em roda envolvem movimentos físicos, racionalidade e, especialmente, boas emoções. Este é o grande diferencial do método Palestra em Roda: impede que haja qualquer tipo de preparação cognitiva, por parte do participante, que permita mascarar seu estilo de pensamento e comportamento.

 

Benefícios

As palestras e treinamentos desenvolvidos conforme o método Palestra em Roda têm a capacidade de diminuir o nível de stress, aumentar a produtividade, eliminar desperdícios, melhorar o relacionamento entre as pessoas e estabelecer vínculos mais harmoniosos entre funcionários e a empresa, trazendo retorno para o investimento e lucro para a empresa.

Servem, também, para desenvolver nas pessoas: motivos para se motivarem, liderança, persistência, atenção plena, força de vontade, disciplina, expressão, união, afetividade, autoestima, autoconfiança e equilíbrio.

As Vantagens do método:
– Quebra instantaneamente as objeções dos participantes em querer participar do treinamento;
– Acelera o processo de aprendizagem, pois usa a sequência: vivenciar-sentir-mudar;
– Tem custo operacional baixo;
– Gera entretenimento (diminui o estresse), estreita relacionamentos, proporciona aprendizados permanentes e mobiliza para o uso

Resultados que meus contratantes obtiveram desde quando aplico esse método de trabalho:

  • Mais engajamento
  • Mais rapidez de atuação
  • Mais boa vontade
  • Mais prontidão das equipes
  • Mais retenção de talentos
  • Menos custos com retrabalhos
  • Maior facilidade em coordenar as equipes
  • Mais aproveitamento das oportunidades
  • Menos estresse e desavenças
  • Livre circulação das informações

Objetivos

São quatro os principais objetivos: entretenimento, relacionamento, motivação e aprendizagem. Para alcançá-los usa-se a vivência das Danças Circulares com os seguintes movimentos: Avançar (em direção a objetivos, à meta que quero alcançar) recuar (para me fortalecer) ir ao centro da roda (buscar informação) momentos de expandir (aquilo que tomei consciência) e momentos de contrair.

Campo de Aplicação

Focado no mundo corporativo o Palestra em Roda é ideal para eventos onde se queira trabalhar a aprendizagem de uma forma lúdica. Pode ser configurada para eventos motivacionais, convenções de vendas, reuniões de trabalho, processos de mudança de cultura, pesquisa de clima organizacional, SIPATs etc. A metodologia aprendendo-fazendo proporciona uma experiência intensa e transformadora.

Assuntos que podem ser abordados durante cursos e palestras pelo método Palestra em Roda

Integração, interação e espírito de equipe, sinergia, excelência na execução de atividades , responsabilidade, união na direção de objetivos comuns, zelo pela própria tarefa e consciência da tarefa dos outros, visão do conjunto das necessidades, empenho com ganho para todos, motivação, criatividade, autoconhecimento, confiança, quebra de paradigmas, sincronismo, empatia, feedback, saber ouvir, cooperação, administração de conflitos, comunicação, atenção, senso de urgência, administração do tempo, relação cliente-fornecedor e muitos outros.

Vantagens

  • É diferente
  • É surpreendente
  • É memorável
  • Baixo custo operacional.
  • São ínfimas as necessidades logísticas para se produzir uma Palestra em Roda
  • Possível para grandes e pequenos grupos
  • Linguagem universal. Atende a todos os níveis hierárquicos e permite a heterogeneidade na mesma roda
  • Tem o poder de integrar as pessoas
  • Permite uma gama de percepções que vai além do tema contratado
  • O lúdico é reconhecidamente um facilitador da aprendizagem.
  • Integra corpo, mente e espírito numa única atividade

Formatos e Aplicações

Formato Roda Única

Todos estamos na RODA e fazemos juntos as Dinâmicas Dançantes;

Formato Palco Plateia

No formato palco-plateia a RODA das dinâmicas dançantes com as Danças Circulares acontecem no palco e a RODA é formada por pessoas da plateia que são convidadas a participar.
Nota1: O “palco” pode ser apenas um espaço aberto entre ou a frente das cadeiras onde estão sentados os demais espectadores.

Nota 2: Os “espectadores” podem ser divididos em pequenos grupos para irem se revezando na realização das Dinâmicas Dançantes de forma que todos tenham a oportunidade de vivenciar a RODA.

Esta parte – RODA no PALCO – é muito apreciada pelas pessoas, pois muitas se encantam com a dança, com a música e com a coreografia e as que não compuseram a RODA de pronto se mobilizam para participar. Este grupo que se forma – RODA – no palco, do qual participo junto, faz as danças/dinâmicas e que são observadas pelas pessoas na plateia e serve de base para que eu faça as analogias teóricas que se seguem.

A cada dança um ou mais comportamentos ou conceitos do mundo do trabalho são analisados e as pessoas, tanto no palco como na plateia, vão se identificando e aprendendo com eles.
No fim, além do aprendizado, a palestra serve também como um entretenimento pelo show de movimentos e músicas. É um evento que permanece na memória de todos por muito tempo.

Perguntas mais frequentes

Trabalhando há 25 anos no ramo da educação corporativa, eu buscava um diferencial que tornasse meus trabalhos realmente únicos neste mercado. A primeira vez que meu caminho cruzou com o das Danças Circulares foi em Janeiro de 2006, e logo percebi que tinha encontrado o diferencial que procurava. Inicialmente, pode parecer que as Danças Circulares e Mundo Corporativo não fazem uma combinação harmônica. Ledo engano, pois a Roda (forma como as Danças Circulares acontecem) pode ser comparada a um grande processo empresarial, uma vez que reúne os seus três elementos construtivos: as pessoas, os métodos de trabalho (representados pelas coreografias das danças) e os recursos (representados pela música).

Usando minha experiência como consultor de empresas e coordenador da dinâmica dos grupos foi simples – não fácil – adaptar o uso das Danças Circulares como plataforma educacional de onde faço metáforas e analogias empresariais tornando meus eventos educacionais uma forma prática e versátil de transmitir ideias e conceitos. O Palestra em Roda vem obtendo um grau altíssimo de aceitação por parte dos executivos, diretores, gerentes e líderes em geral. Conto também com a satisfação das empresas e empreendedores contratantes em relação ao retorno do investimento, pois reconhecem os efeitos positivos do método Palestra em Roda de imediato em suas empresas.

Palestra em Roda é um método educacional vivencial e não o produto em si. Como eu uso as Danças Circulares como um vetor e plataforma, o Palestra em Roda torna-se um trabalho terapêutico organizacional. Com ele as pessoas entram em contato com sua parte emocional indo além do mero metal. Usando o método do Palestra em Roda podemos construir ou abordar vários temas e assuntos formatando treinamentos, cursos, palestras. O método sintetiza teoria e prática num formato dinâmico, participativo e descontraído. A intenção é trabalhar o cognitivo por meio da percepção das emoções. Desta forma os participantes analisam suas reações e fazem analogias com o seu dia a dia profissional e também pessoal. É LÚDICO, DINÂMICO, SURPREENDENTE!

A importância é absoluta. Uma empresa é um ponto geográfico para onde convergem pessoas, por motivos variados, tendo como objetivo primário a trocar de trabalho por dinheiro. A boa relação entre as pessoas é fundamental para que os motivos de cada uma delas possam ser alinhados com o propósito da empresa. Sem uma boa relação entre os funcionários cada um cuida do seu sem cuidar do todo. É um desastre total.

É de 100%. Se considerarmos uma empresa como sendo o conjunto de pessoas, recursos e métodos, sem trocas positivas, cooperação, respeito e boa vontade entre as pessoas é praticamente impossível uma empresa ter sucesso uma vez que recursos e métodos sozinhos não são capazes de fazer uma empresa funcionar.

Não é porque as pessoas trabalham todos os dias no mesmo ambiente signifique que elas se conheçam mais, ou melhor. Para que duas pessoas se conheçam é necessário que ambas pratiquem dois movimentos sistematicamente: o de dar e o de receber. Quando isso não acontece é fundamental que passem por treinamentos que as estimulem a fazer isso. É muito importante que esse treinamento ensine também a elas a não darem tudo o que tem a qualquer um e nem receber tudo que lhes é ofertado. Isso vai depender do grau de intimidade que cada quer ter ou pode ter como os outros.

Ao final de cada evento em que uso a técnica da Palestra em Roda eu convido as pessoas para falarem dos seus sentimentos no momento que em chegaram ao evento e de como estão deixando o evento. O que eu ouço é: cheguei de forma negativa e estou saído de forma muito positiva. A minha conclusão é que as pessoas chegam a Palestra em Roda com um estado mental preconceituoso e saem surpreendidas e extremamente satisfeitas. Creio que este é o ponto forte do método, pois impede uma preparação prévia do participante de como deveria se comportar. O desafio de dançar em roda provoca todas as reações e sensações que esportes e atividades radicais provocam só que de uma forma segura e saudável.

Tenho várias como, por exemplo, a de duas executivas que não se falavam e ao final do evento vieram me agradecer abraçadas por terem resolvido durante o evento suas diferenças. Tem também a do supervisor que ficou sendo empurrado pelo grupo durante uma dança inteira para que se movimentasse no ritmo da música e ao final afirmou não ter se importado com isso, pois ele não estava deixando a roda rodar. Quando fizemos a analogia do “ser empurrado” com receber feedbacks no trabalho ele passou à aceita-los com mais serenidade.

Como diz o intelectual americano e professor MIT, Peter Senge, as organizações não têm recursos humanos, pois, estes são a própria empresa. Por outro lado o que eu vejo é que ainda falta, em muitas empresas, uma cultura organizacional espiritualizada. Espiritualidade não é sinônimo de religiosidade, mas a busca de um propósito na vida e de sentido no que se faz nela, isso é, a presença verdadeira de valores morais e éticos. O resultado disto são empresas sem o mínimo de afetividade entre as pessoas.

O método Palestra em Roda usa as coreografias das DANÇAS circulares como plataforma de trabalho. Isso significa que a técnica usa atividades motoras de intensidades variadas com movimentos de braços e pernas e músicas. Fora isso, todos são convidados a participar da palestra em roda, sem qualquer restrição de sexo, idade e principalmente sem qualquer experiência anterior.

Fechar Menu
Close Panel