Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

Você sabe o que é “liderabilidade” de equipe?

Você sabe o que é “liderabilidade” de equipe? Vamos falar sobre isso?

Imagine um excelente motorista manobrando um caminhão. 

É fácil supor que ele teria mais rendimento por menos esforço, se o caminhão fosse equipado com direção eletro-hidráulica, não é mesmo?

Acho que você entendeu o que eu chamo de “Liderabilidade de equipe”, é a capacidade de fazer manobras com o grupo de trabalho,  com exatidão e pouco esforço.

Menos esforço. Mais resultados

Só é Líder se tiver liderados. Líder e liderados, são as duas faces de uma mesma moeda. Por que, então, só se fala em desenvolvimento do líder? 

Por que ninguém se pergunta o que é ser um bom liderado? Por que ninguém descreve as características de um liderado campeão? Fala-se do colaborador. Da sua empregabilidade. Mas quais são as competências para ser um bom liderado? Docilidade? Submissão? Obediência? Disponibilidade? Saber ouvir? Leitura e interpretação de ordens?

Tem livro que ensina o liderado a liderar o seu líder. Mas interessa a alguém saber como se tornar um liderado de alto rendimento? Um liderado padrão? O liderado do mês?

Estou plenamente convencido que interessaria muito ao líder, que poucas vezes escolhe seu grupo de trabalho e que raramente tem poder para provocar medo, o mínimo que seja, que muitos chamam de respeito, medo esse assombra os líderes o tempo todo. Medo dos seus líderes e medo dos seus liderados.

Do líder, como líder, exige-se tudo. Do liderado, como liderado, cobra-se do líder.  

Eu, que como consultor, instrutor e palestrante venho exercendo a liderança e sendo exigido a atingir resultados há 35 anos, sei o quanto é duro ser responsabilizado por fazer o outro fazer somente através da influência, sempre sem autoridade e contanto apenas com alguma pouca legitimidade.  

Dizem que o líder de alta performance é aquele que, pela influência, simpatia, cordialidade, educação, tranquilidade, técnicas argumentativas não violentas e com sabedoria, convence sua equipe a se motivar e se engajar afim de produzir mais, com menos, com sangue nos olhos e faca nos dentes.

Só que essa “equipe”, muitas vezes, é formada por pessoas resistentes, mal intencionadas, sabotadoras, dissimuladas, preguiçosas, sem metas ou propósito de vida, egoístas, desconfiadas, individualistas, invejosas e vingativas. (to exagerando?)

Reza a lenda que na copa de 58, o técnico Feola bolou um esquema infalível contra a seleção soviética. Nilton Santos lançaria a bola pela esquerda para Garrincha, que driblaria 3 russos e cruzaria para Mazzola marcar de cabeça. Garrincha ouviu o professor atentamente. : “tá legal, seu Feola, mas o senhor combinou com os russos?”.

“Liderabilidade”  é obtida com reeducação socioemocional DO GRUPO. Mas o líder teria que terceirizar esse trabalho e invariavelmente seria rotulado de fraco e incapaz! 

Eu vou mostrar como você pode usar a “liderabilidade”  para alavancar sua carreira

A empresa, terceiriza tudo que não é atividade fim. Por que o líder não pode fazer o mesmo? 

Se você líder, quer minha ajuda para atingir consistentemente resultados de alto rendimento, sem ter que vender sua alma ao diabo, fale comigo. 

Eu posso te ajudar porque, de tanto sofrer, acabei desenvolvendo uma solução para o meu problema e posso usa-la para resolver o seu problema também.

Participe do meu workshop: Os 3 pensamento para a Dirigibilidade Humanizada de Equipes. 

Um forte abraço e que seu dia seja magnífico.

Deixe uma resposta

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel