Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

O que é coragem?

Coragem é a palavra da moda. Coragem para se desafiar. Coragem para sair da zona de conforto. Coragem para mudar. Mas você sabe o que é coragem? Como ela funciona? Quando é que ela se faz necessária? Vamos falar sobre isso?

A palavra coragem está mesmo na moda. Mas quando eu pergunto para os líderes que participam do meu treinamento o que é coragem nenhum deles soube responder.

Para entender o que é a coragem, temos que começar entendendo o que é o medo.

Medo é um sentimento, é coisa que a gente sente. O medo é um sentimento protetivo preventivo, diferente da dor que é protetivo corretivo.

A dor é um sentimento protetivo corretivo porque surge quando algo está, de fato, ferindo o corpo e, portanto, exige uma reação imediata.

O Medo eu o classifico de protetivo preventivo, porque é uma historinha que o cérebro conta para o corpo projetando a ocorrências de um possível risco ou perigo. É alguma coisa que, no entender do medo, pode acontecer e vir a ferir o corpo. Por tanto pode ou não demandar uma reação.

Diante do alerta do medo, o corpo pode: reagir, para fugir e se afastar do perigo ou paralisar diante desse perigo.

Se o corpo reagiu para se afastar do perigo, tudo bem, mas se paralisou diante do perigo, é ai que entra a coragem.

A coragem, diferente do medo, que é um sentimento, ou seja, é coisa que a gente sente, a coragem é uma escolha, ou seja, é coisa que a gente pensa.

A função da coragem é combater a paralisia do corpo em relação a historinha que o medo contou. A coragem é a racionalização para fazer o corpo reagir.

Então, primeiro aparece o medo, depois o corpo paralisa e não reage  e finalmente a coragem aparecer para descongelar o corpo.

Ora, se a pessoa não sente medo, por qualquer motivo seja, por negligência, ignorância, arrogância, sei lá, se a pessoa não sente medo, não poderá vir a ter coragem. Acho que você entendeu

Coragem é um pensamento que tem como função ataca a paralisia do corpo e não de eliminar o medo.

Assim: O corpo vê o perigo que o medo está sinalizando e paralisa. Ai vem a coragem estimula o corpo a fugir do perigo. Entendeu?

A coragem anima o corpo e faz ele sair da paralisia e se afastar do perigo.

Oh, presta atenção: se você não sente medo em relação a um determinado contexto ou situação, você não pensará a coragem.

A coragem só aparece quando o corpo paralisa diante da história que o medo contou.

Ou seja, se você está vivendo uma situação e não sente medo, não poderá contar com a coragem para te estimular na  mudança.

Primeiro você precisa sentir medo pra depois pensar a coragem.

É por isso que muita gente se ferra na vida, porque seu medo é lerdinho, é de vagar, “quaaase” parando.

– Tá ruim, tá desagradável, mas acho que dá para ir me acostumando.

Enfim, o medo é um alerta e a coragem é motivação para o corpo fugir do perigo.

Pense nisso e alegre-se

Um forte abraço e que seu dia seja magnífico.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel