Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

O que é coragem?

Coragem é a palavra da moda. Coragem para se desafiar. Coragem para sair da zona de conforto. Coragem para mudar. Mas você sabe o que é coragem? Como ela funciona? Quando é que ela se faz necessária? Vamos falar sobre isso?

A palavra coragem está mesmo na moda. Mas quando eu pergunto para os líderes que participam do meu treinamento o que é coragem nenhum deles soube responder.

Para entender o que é a coragem, temos que começar entendendo o que é o medo.

Medo é um sentimento, é coisa que a gente sente. O medo é um sentimento protetivo preventivo, diferente da dor que é protetivo corretivo.

A dor é um sentimento protetivo corretivo porque surge quando algo está, de fato, ferindo o corpo e, portanto, exige uma reação imediata.

O Medo eu o classifico de protetivo preventivo, porque é uma historinha que o cérebro conta para o corpo projetando a ocorrências de um possível risco ou perigo. É alguma coisa que, no entender do medo, pode acontecer e vir a ferir o corpo. Por tanto pode ou não demandar uma reação.

Diante do alerta do medo, o corpo pode: reagir, para fugir e se afastar do perigo ou paralisar diante desse perigo.

Se o corpo reagiu para se afastar do perigo, tudo bem, mas se paralisou diante do perigo, é ai que entra a coragem.

A coragem, diferente do medo, que é um sentimento, ou seja, é coisa que a gente sente, a coragem é uma escolha, ou seja, é coisa que a gente pensa.

A função da coragem é combater a paralisia do corpo em relação a historinha que o medo contou. A coragem é a racionalização para fazer o corpo reagir.

Então, primeiro aparece o medo, depois o corpo paralisa e não reage  e finalmente a coragem aparecer para descongelar o corpo.

Ora, se a pessoa não sente medo, por qualquer motivo seja, por negligência, ignorância, arrogância, sei lá, se a pessoa não sente medo, não poderá vir a ter coragem. Acho que você entendeu

Coragem é um pensamento que tem como função ataca a paralisia do corpo e não de eliminar o medo.

Assim: O corpo vê o perigo que o medo está sinalizando e paralisa. Ai vem a coragem estimula o corpo a fugir do perigo. Entendeu?

A coragem anima o corpo e faz ele sair da paralisia e se afastar do perigo.

Oh, presta atenção: se você não sente medo em relação a um determinado contexto ou situação, você não pensará a coragem.

A coragem só aparece quando o corpo paralisa diante da história que o medo contou.

Ou seja, se você está vivendo uma situação e não sente medo, não poderá contar com a coragem para te estimular na  mudança.

Primeiro você precisa sentir medo pra depois pensar a coragem.

É por isso que muita gente se ferra na vida, porque seu medo é lerdinho, é de vagar, “quaaase” parando.

– Tá ruim, tá desagradável, mas acho que dá para ir me acostumando.

Enfim, o medo é um alerta e a coragem é motivação para o corpo fugir do perigo.

Pense nisso e alegre-se

Um forte abraço e que seu dia seja magnífico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel