Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

O poder do perdão como ferramenta de gestão

“Eu sou um profissional humano e respeitoso, que perdoa. Eu pratico o perdão por que ele é lindo e libertador”. Será que existe alguém que escreva isso em seu currículo quando busca uma posição de liderança em alguma empresa? Se descrever sendo uma pessoa que sabe pedir perdão quando erra soa positivo, porque mostra dignidade, integridade e coragem, mas dizer que perdoa ai é bom não arriscar, pra não passar uma imagem de fraco ou covarde. A final quem quer contratar um líder afetivo? Líder tem que ser duro, cobrar metas, ser inflexível e intolerante. Não! Isso já era e se chamava…capataz.

Saber perdoar é uma capacidade que um profissional que deseje se tornar um grande líder, precisa desenvolver porque está diretamente ligada aos aspectos dos relacionamentos interpessoais.

É importante não confundir DESCULPAR, que significa: entender que a culpa de alguém FOI não-intencional com PERDOAR, que é ressignificar uma dor provocada intencionalmente. Desculpar é fácil, basta um pouco de discernimento. Perdoar é complexo e difícil.

Falando sobre o poder do perdão exclusivamente no campo profissional, que benefícios um líder pode esperar obter perdoando? Os seres humanos possuem uma mente racional, e outra emocional que é muito poderosa porque é capaz de dominar a mente racional. Ao perdoar, o líder elimina a fonte da emoção descalibrada, restabelecendo o equilíbrio entre a razão e a emoção. Estando equilibrado ele é capaz de influenciar melhor o seu grupo de trabalho para que este alcance resultados diferenciados.

O escritor e professor de teologia Lewis Benedictus Smedes diz que o perdão não muda os fatos do passado, mas dá a eles um novo significado.

Tenha certeza de uma coisa: Existe vida após o perdão: muita gente não aceita perdoar porque não sabe como poderá viver sem a raiva ou tristeza, suas companheiras de longa data.

Se você decidir não ser mais vítima do passado, mas acha que não vai conseguir fazer isso sozinho, busque ajuda. Essa ajuda pode acontecer em sessões particulares ou em atividades em grupo.

Perdoar pode não ser fácil, porém é útil.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel