Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

Dinâmicas cooperativas

Não se pode negar: a competição nas relações interpessoais existe. A escassez provoca a competição. É a lei da sobrevivência. Greve de ônibus na cidade e aparece o primeiro ônibus depois de horas de espera. Quem vai entrar? Todos que estão no ponto do ônibus, tem uma necessidade: querem e precisam chegar a algum lugar. Vai haver a competição instintivamente. Mas, e depois, por que as pessoas que entraram no ônibus continuam a competir se não há escassez para necessidade maior? Porque as pessoas continuam competindo? Já viram café da manhã em hotéis? Os hospedes lutam pelo que não é escasso e pelo que não precisam. A movimentação das pessoas para pegarem pratos, talheres e os alimentos é frenética. Furam-se as filas, bufa-se de impaciência com a velocidade de quem está se servindo. Por quê? Para que?

Esse é o grande problema que as empresas enfrentam: seus profissionais competem entre si o tempo todo, sem mesmo saberem por que, prejudicando a produtividade, causando grandes desperdícios burocráticos e piorando a qualidade de vida deles próprios na empresa.
Os Líderes Corporativos precisam educar seus liderados para saberem quando, como, e porque competir e principalmente que o adversário não está na empresa, se é que existe algum.

A ferramenta a ser usada pelo líder de processo neste caso são as dinâmicas cooperativas. Dinâmicas Cooperativas são dinâmicas de grupo que têm como objetivo despertar a consciência da importância da boa vontade nas relações interpessoais.

Nas dinâmicas cooperativas, aprende-se a considerar as pessoas que fazem parte do grupo de trabalho como parceiros, e não como adversários, desenvolve-se a empatia, ou seja, a se colocar no lugar do outro, e a sempre priorizar os interesses do grupo acima dos interesses pessoais, porque o grupo aprende que não existe o ganhar ou perder individual: ou o grupo funciona ou ninguém funciona.

As dinâmicas cooperativas são atividades lúdicas e, portanto, bem aceitas em treinamentos empresariais porque os adultos participam de forma autêntica. Além disso, nas dinâmicas cooperativas, é possível observar que a velocidade do grupo é a velocidade do seu integrante mais lento e por isso, os seus elementos precisam cooperar para que o grupo funcione de forma efetiva.

As dinâmicas cooperativas não devem ser confundidas como atividades paliativas de integração. Elas fazem isso, mas pela identificação e eliminação das causas que provocam as competições inadequadas. Dinâmicas cooperativas não trabalham o efeito como, por exemplo: agora, vamos aprender sobre a importância do abraço. Quero que vocês troquem muitos abraços. Vamos lá!!

Eu comparo atividades deste tipo à tomar antitérmico para baixar a febre sem que se tomem os antibióticos para eliminar a infecção. O sujeito morre, mas com 36,5 de temperatura. Algumas dinâmicas cooperativas podem provocar a competição para que depois os indivíduos analisem o que o grupo acabou perdendo por não ter havido Boa vontade entre eles.

O autoconhecimento e o autocontrole são os propósitos maiores das dinâmicas cooperativas e, portanto, o processo de reeducação para a modificação do condicionamento competitivo, deve começar pelos líderes da empresa, pois são eles que dão o tom do clima organizacional.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel