Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

Competência versus empatia

Competência versus empatia e inteligência emocional no ambiente de trabalho.
Em muitas organizações, a competência técnica(hard skills), é frequentemente vista como um requisito fundamental para o sucesso.
No entanto, o que muitas vezes é negligenciado é o papel igualmente importante desempenhado pela empatia e inteligência emocional(soft skills), especialmente para a harmonização de equipes.
É comum encontrar casos em que funcionários demonstram um alto nível de competência determinados assuntos, às vezes até superando seus líderes em conhecimento técnico ou habilidades específicas(afinal, não foi por isso a causa de sua contratação?).
No entanto, esses funcionários podem se tornar um problema para a equipe e a organização se não possuírem empatia e inteligência emocional, principalmente em relação ao seu líder.
A falta de empatia pode resultar em uma atmosfera de trabalho tóxica, onde a comunicação é prejudicada, e as relações interpessoais se deterioram. Funcionários que não demonstram preocupação com as emoções e perspectivas de seus colegas podem criar um ambiente hostil que afeta o desempenho geral da equipe.
Da mesma forma, a falta de inteligência emocional pode levar a decisões inadequadas, conflitos e falta de cooperação. Os líderes e funcionários que não conseguem entender e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros, estão mais propensos a tomar decisões impulsivas, agir de forma insensível e prejudicar a coesão da equipe.
A frase, “se não sabe como desligar, não ligue,” ressalta a importância de não apenas ser competente em suas tarefas, mas também saber como interagir de maneira respeitosa e compassiva com os outros.
Em muitos casos, as pessoas são demitidas não por falta de competência técnica, mas devido à incapacidade de criar relações de trabalho saudáveis e produtivas.
Portanto, é fundamental reconhecer que a competência técnica e as habilidades interpessoais não são mutuamente exclusivas, e ambas desempenham um papel vital no sucesso profissional.
As organizações que valorizam e promovem o desenvolvimento da inteligência emocional e da empatia em conjunto com a competência técnica tendem a criar ambientes de trabalho mais eficazes e saudáveis, onde líderes e liderados podem prosperar em conjunto.
Quer que eu a(o) ajude num processo educacional visando harmonizar(aumentar a sinergia) da sua equipe.
Tenho um método absolutamente orgânico, simples e natural com o qual desenvolvo, desde 2005, este tipo de ação.
Fale comigo e vamos trabalhar juntos na preservação da saúde mental e alegria das pessoas da sua empresa.
Ligue 41 999.739.004

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel