Torne-se um Encantador de Plateias! TURBINE treinamentos, palestras, workshops, aulas, reuniões de forma a ATRAIR e MANTER a atenção dos participantes >> Saiba Mais

Carreira com Prazo de Validade estendida.

Com o aumento do número de profissionais que disputam as melhores ofertas de trabalho, aquele que deseja se destacar na hora de ser contratado, precisa se manter preparado.

Se o seu desejo é estabelecer uma carreira profissional com prazo de validade estendida, o negócio é desenvolver um plano de aprendizagem contínua.

Investir em desenvolvimento e aprendizado contínua é a melhor estratégia para crescer, evoluir e manter o seu nível de empregabilidade sempre em alta.

Não se engane, a formação acadêmica é um bom ponto de partida, mas ela sozinha não faz a diferença. Então, quando me perguntam o que é preciso fazer para ter uma carreira profissional bem-sucedida, o que eu respondo sempre é que o grande segredo é manter sempre atualizada e de forma harmoniosa os três pilares da competência profissional, que são, as habilidades conceituais, as habilidades técnicas e as habilidades humanas.

Um profissional que queira desenvolver uma carreira profissional arrojada e de destaque, deve estar preparado para lidar com as incertezas do mundo, e a saída, é investir nas habilidades humanas. Aqueles que são mais conservadores e buscam uma carreira estável, sem muitos riscos e turbulências, devem investir nas habilidades técnicas e conceituais.

As habilidades humanas, também chamadas de competências duráveis ou transversais, envolvem os seguintes saberes: saber pensar em pensar, saber aprender a aprender, saber ensinar e dar ajuda, saber trabalhar em grupo, saber resolver problemas e o saber de fazer fazer, que é bem apropriado para quem deseja ser um líder.

Quais os cuidados que devem ser tomados na hora de investir no aprendizado contínuo, levando-se em consideração a quantidade de ofertas de cursos e treinamentos que existem? Como fazer uma escolha, que traga retornos para a carreira profissional, em relação aos investimentos de tempo e dinheiro? Ai vão algumas dicas que ajudarão na hora de escolher cursos e treinamentos:

A primeira, é que o treinamento escolhido seja eficaz, ou seja, aquilo que for aprendido resolva de fato alguma carência ou necessidade que a pessoa tenha, e não, que seja apenas uma redundância de informações. Dizem que o saber não ocupa espaço. Pode ser, mas que consome tempo e dinheiro, disso não tenho dúvidas.

A segunda dica é que seja verdadeiramente possível se ressarcir do investimento feito com o treinamento, para que, o mesmo, não se transforme em desperdício de tempo e dinheiro. Tem treinamentos que dão muito status, mas zero de retorno.

Terceira dica: que seja possível aplicar de imediato o que for aprendido. Tem treinamento que leva tanto tempo para acabar, que corre o risco de se tornar obsoleto mesmo antes da conclusão.

Quarta e última dica: Durabilidade. Que o que for aprendido, possa ser usado por você durante muitos anos, ou seja, evite treinamentos da moda.

De quebra lhe dou um alerta: não deixe de incluir no seu carrinho de compras, treinamentos voltados ao seu desenvolvimento emocional, pois serão estes que te darão, no final das contas, o grande diferencial que você tanto necessita.

 

Eu sou Sergio Naguel e eu torno a vida dos líderes menos estressada e eles mais produtivos e alegres desenvolvendo a dirigibilidade dos seus grupos de trabalho via coaching de grupo pelo método Palestra em Roda. www.PalestraEmRoda.com.br

Comentários

Posts Recentes

Sergio Naguel

Sergio Naguel ajuda palestrantes e instrutores a conquistarem mais engajamento das plateias com menos esforço e mais alegria por meio do método Palestra em Roda e como consequência mais contratos e maior remuneração.

Palestra em Roda

Meu propósito? Que a empresa passe a ganhar, parando de perder. Reeduque socioemocionalmente seus colaboradores para que se tornem parceiros leais
Fechar Menu
Close Panel